Friday, March 26, 2010




Olá minha querida amiga!
Bem-vinda de novo à nossa reunião!
Hoje o chá é de Tília e tem adoçante, sei o quanto você se preocupa com as calorias hehehe, e além disso o adoçante é mais saudável.
No entanto, vai ter que esquecer as calorias neste momento porque vou-lhe oferecer um cremoso bolo de chocolate com recheio de avelã! Saboreie à vontade pois hoje tenho uma novidade para lhe contar, algo vai achar muito interessante.

Pois bem minha querida, lá andava eu a navegar pela internet em busca de informações sobre organização e limpeza quando descubro algo extremamente interessante! Encontrei um site chamado FlyLady, e descobri que esse site é algo que pode vir a ser extremamente útil neste nosso aprendizado. Criado por uma americana que já passou por uma situação de caos e desordem na sua vida, este site oferece um sistema, um plano para criar em nós hábitos de limpeza.
Quantas vezes já tive um momento de "creidona das faxinas" (como diria a minha amiga Jannah hehehe), limpei tudo mas depois fiquei dias ou semanas sem pegar sequer na vassoura? Quantas vezes pensei que a vida ia mudar e a partir daquele momento tudo ficaria em ordem e mas nunca mais chegava o dia de começar?
Realmente eu precisava mudar a minha vida! Tendo em conta que eu limpava pouquissímas vezes a casa, tinha uma probabilidade muito fraca de alguém visitar-me quando ela estivesse arrumada.
Normalmente quando apareciam as visitas (visitas surpresa amiga, sem falar no homem do gás, no canalizador etc.) a minha casa estava um Caos…
Após o sinistro toque na porta das visitas inesperadas, eu costumava olhar para o espelho e a imagem não era das melhores na minha cabeça o som da música do filme Psycho (ih ih ih ih), o cabelo em pé estilo choque na tomada, pijaminha com ursinhos...sem falar no cenário à minha volta... uiii
Seguidamente vinha a defensiva da praxe:
- Olá que bom te ter aqui, bem vinda(as)(os), por favor não reparem na desarrumação, estou a pensar em dar uma limpeza nesta casa mas não tenho tido tempo!(suor frio uff)
Ao que as visitas costumavam responder normalmente:
A) Ahhh achas que vou reparar nisso? (Será que realmente a pessoa não está a reparar ou só está a ser educada e não honesta?)
B) A minha casa está pior! (Será que a casa está mesmo pior? Ou é uma frase de compaixão ao ver o nosso embaraço?)

Por este motivo, porque não sabemos o que realmente vai na cabeça das pessoas e porque viver na desarrumação não é saudável, a casa deve estar sempre arrumada e limpa. Nunca te esqueças amiga que nunca sabemos a que momento iremos receber alguém, e é super embaraçoso receber alguém nessas condições.
Por outro lado amiga, há quem viva na casa dos pais (tipo eu) e tem a casa mais ou menos organizada mas quer começar a ganhar hábitos de limpeza e organização para saber gerir a sua própria casa no futuro. E é muito mais difícil fazer algo só de vez em quando do que fazer habitualmente, assim como ter hábito de acordar cedo. É mais fácil quando o hábito está dentro de nós e naturalmente fazemos as coisas sem sacrifício mas por hábito do que quando fazemos só de vez em quando, porque o corpo não está habituado e essa tarefa parece um fardo.

Portanto, o sistema FlyLady tem como objectivo criar hábitos nas seguidoras do plano, começando por pequenas tarefas, que muitas vezes nos parecem insignificantes, mas é algo que será necessário no nosso aprendizado e assimilação de tarefas. Primeiramente há que fazer a inscrição no site que é: www.flylady.net



Aqui receberá todas as informações sobre o plano e como segui-lo. Caso você não entenda inglês, há um blog com toda a informação traduzida para português: http://www.flyrobrasileira.blogspot.com/




No entanto eu aconselho a fazer inscrição no site em inglês, pois dessa forma recebe diáriamente informação no seu e-mail de pequenas tarefas, dicas, assuntos do grupo. Também existe a possibilidade de participar na rede social (http://www.bigtent.com/), onde você amiga poderá fazer um perfil, colocar fotos das pequenas tarefas que faz e receber comentários de elementos do grupo que dão a sua força e opinião numa forma de incentivo.
Bem já coloquei a minha primeira tarefa lá em foto e já recebi uns comentários hehehe!
Vejam o meu perfil, a minha tarefa e comentários hehehe:








Amigaaa eu estou encantada com o Sistema FlyLady, apesar de estar no 8º dia, já começo a ver diferenças em mim. Inicialmente o sistema começa com babysteps (http://www.flylady.net/pages/begin_babysteps.asp),

passos de bebé, porque estamos a criar hábito a impaciência não resulta para cumprir o plano. Será necessária paciência com o plano e consigo mesma.

Eu normalmente passava muitas vezes dias e dias em pijama, não me vestia para sair, o tempo passava, eu na preguiça de me vestir e quando olhava para a rua já era de noite e tinha passado o dia em casa sem fazer nada! Agora com o plano todos os dias, eu visto-me para sair, faço a cama. Estes pequenos gestos estão a garantir que depois faça mais actividades, se tiver de sair, já sei que a cama está feita e posso sair à vontade sem me preocupar com o que vou vestir porque já me vesti (mesmo se não tenho a certeza que nesse dia vou sair de casa). Isto até me ajudou na limpeza, pois dá muito mais vontade limpar com roupa de sair do que com pijama ou trapos velhos! Para não sujar ou estragar a roupa eu coloco um avental, uma bata! Ajuda realmente limpar a casa e arrumar com um bom aspecto (como naquelas propagandas das excelentes donas de casa dos anos 50 :D)... bem pelo menos comigo funciona hehehe!
Estou a gostar muito de seguir o plano, fazendo coisas pequenas, tenho vontade de fazer coisas maiores e assim a minha casa tem estado arrumadinha... claro que ainda preciso de colocar algumas coisas em ordem mas é necessário persistir! E o plano será o meu suporte não vá eu ter uma recaída de "couch potato" ne hehehe

Seria muito interessante amiga criarmos o nosso grupo FlyLady das nossas reuniões e poder partilar ideias, fotos das tarefas tanto na rede social do FlyLady como no facebook ou orkut, o que achas?
Ahh sim é verdade amiga já está tarde!!!
Foi um prazer conversar de novo contigo, confraternizarmos e saborearmos este momento, muitos beijinhos e até à próxima,

P.s: Aguardo a tua resposta sobre o Sistema FlyLady =)

5 comments:

  1. Olá Mafalda!!
    Achei o sistema FlyLady um grande incentivo para todas as meninas e mulheres que desejam empenhar-se com mais afinco às tarefas do lar. ainda não pesquisei muito sobre esses sistema, mas pelo que já mencionaste senti-me motivada a experimentar essa técnica!! é bom ver que o FlyLady tem produzido mudanças visíveis na tua vida!! Sou testemunha de que por vezes, quando ia à tua casa, a tua cama (na verdade o teu quarto) estava super desarrumado :P espero quando for ai novamente, já possa ver o fruto da tua dedicação e empenho :) Acredito que sim!!

    Bem, só me resta agradecer por postares este conteúdo tão importante para todas as ladies. Que muitas pessoas possam ler este artigo e também terem uma mudança na sua forma de arrumação. bjs ;)

    ReplyDelete
  2. Oi amiga!!
    Fiquei muito feliz com o teu comentário =D
    Tive tanto trabalho com os prints e ninguém comentou o artigo, só tu, sniff

    Obrigada eu por partilhares a tua opinião!!
    Sim graças a Deus o FlyLady tem sido um grande suporte neste meu aprendizado, espero que também seja um suporta na vida de todas as meninas que desejam ser uma dona de casa Lady ;)
    Quando vieres aqui verás o resultado do sistema e do meu esforço hehehehe (agora imaginei aqueles tambores a tocar em suspense hahaha)

    Beijinhos^^

    ReplyDelete
  3. Opa interessante o flylady, vou ver isso com mais calma depois. Mas...aiiiii olha espero oder assidua ao site. O legal que vi e que nos ajuda mesmo a organizar e isso é o que me falta. Sabe quando a gente limpa mas ainda fica desorganizado? pois é esse meu caso minha amiga!!
    Genteeeeeeee uma coisa aqui concordo total, levantar e forrar logo a cama trocar logo de roupa, a melhor coisa. Eu tem um tempo que venho feito isso e dá um animo maior.
    Enfim vamos lááááá encarnar nossa creidona e limpar um pouquinho né afinal faz bem pra alma também!
    beijo grande

    ReplyDelete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  5. Eu AMEI o sistema FlyLady!!!!! :)

    ReplyDelete