Thursday, September 16, 2010

Uma Linguagem de Lady


Olá minha querida, quanto tempo, não é mesmo?

Peço imensas desculpas pela minha ausência, agora espero voltar mais activa nesta nossa sala de reunião. Como você está bonita e mais magra, este Verão fez-lhe muito bem.
Se me permite amiga vamos então sentar-nos e conversar um pouco.
Pelo seu sorriso vejo que já sente o cheiro do chá Price Charles, permita-me que lhe sirva e esteja à vontade para provar o sweetbread, está quentinho.

Hoje gostaria de falar algo essencial na vida de uma Lady: a linguagem falada. Esta é uma forma crucial de comunicação com os outros pois é através dela que a nossa mensagem é veiculada. Para que a nossa mensagem seja transmitida de forma clara e limpa devemos escolher o conjunto de palavras mais adequadas ao discurso. As palavras têm um peso imensurável em qualquer tipo de discurso e demonstram a nossa educação e a nossa índole.
Bem falando de mim eu sempre fui uma língua de trapo (uma pessoa tagarela em Portugal), nunca tive qualquer tipo de controle ao falar (e confesso que até hoje ainda não o tenho). Várias vezes palavras mal ditas, palavras feias e sem sentido mostraram uma imagem que eu simplesmente não queria transmitir. Vou então em tópicos explicar o tipo de linguagem que uma Lady evita. Estes tópicos consistirão em algumas regras de linguagem que são ensinadas em protocolo e etiqueta:

-Primeiro jamais uma Lady usa palavras que levem ao embaraço. As palavras que levam ao embaraço são as aquelas que nos vergonha após proferi-las, como no dia em que perguntei a uma moça minha vizinha se ela estava grávida... ermmm, ela não estava, estava gordinha (blushing).

A solução da Lady:
em caso de dúvida e sem certeza de um assunto, a Lady sonda subtilmente a pessoa de modo que esta diga aquilo que que ela quer saber. Caso a pessoa não dê reposta pretendida o melhor é não perguntar nada.

- A Lady sempre evita as palavras efeito descarrilamento da carruagem. Já me aconteceu várias vezes estar a falar e sentir as palavras como uma carruagem a descarrilar. Palavra após palavra, a carruagem cada vez estava mais torta até cair definitivamente por uma ribanceira... por mais que eu tentasse amenizar a conversa cada palavra que buscava ainda me enterrava mais.

A solução da Lady:
quando a Lady sente que o assunto está a descarrilar o muda imediatamente de assunto para amenizar a situação e escolher outro tema que seja leve e descontraído de forma a tirar o peso do tema anterior e não volta a tocar nesse tema.

-Também devem ser evitadas as palavras cortantes, aquelas que dão um corte na conversa da pessoa que está a comunicar connosco, isto é péssimo pois demonstra um certo desinteresse e desdém por aquilo que o outro está a partilhar.

A solução da Lady:
mesmo que queira muito cortar o assunto para falar algo, a Lady jamais interrompe uma conversa. A Lady escuta atentamente até a outra pessoa terminar, deixa um pequeno espaço de tempo e depois dá a sua opinião.

-Palavrões e "gírias" estão fora de questão. Os palavrões porque remetem a falta de educação e tanto os palavrões como as "gírias" podem tornar-se vícios, difíceis de controlar. Lembro-me de um dia estar a trabalhar como promotora para a minha faculdade... eu a tentar causar uma boa impressão a um dos donos da faculdade e sem querer sai-me o "bué"... fiquei vermelha igual a um tomate e nem me quero lembrar da cara dele. A verdade é que a adolescência já vai longe e hoje em dia se queremos mostrar que somos bem formadas precisamos livrar-nos destes vícios.

A solução da Lady:
a Lady não diz palavrões nem usa "gírias" pois a sua linguagem está treinada para utilizar termos que demonstrem a sua boa educação e formação. Na hora que dá vontade de dizer um palavrão ou usar uma "gíria" a Lady controla a sua língua e permanece em silêncio.


-A Lady não deve falar alto como se os receptores da sua mensagem fossem surdos. Não fala alto para chamar a atenção, não grita. Falar alto e gritar dão uma imagem ridícula e vulgar.
Por outro lado a Lady não fala baixo pois isso demonstra falta de confiança e insegurança.


A solução da Lady:
a Lady busca sempre utilizar um tom de voz audível mas discreto nem que para isso faça exercícios de respiração e fala para treinar a sua linguagem. A Lady sabe que o seu tom de voz demonstra a sua personalidade, e no caso da Lady ela mostra sempre um tom de voz agradável e confiante.


-Uma Lady jamais fala excessivamente de si mesma. Falar excessivamente de si próprio demonstra futilidade e egoísmo. Geralmente as pessoas afastam-se de quem só sabe falar de si próprio pois perdem interesse nos assuntos.

A solução da Lady:
a Lady acima de tudo é uma boa ouvinte. Ouve toda a conversação com atenção e no fim dá a sua opinião sem mudar drasticamente o assunto para si mesma. Ela sabe que existe um tempo para falar dela e um tempo para o outro falar de si.


-Uma Lady jamais entra em discussões em temas polémicos, jamais desce do salto para discutir. As discussões levam sempre a situações desagradáveis e constrangedoras onde no meio da exaltação a pessoa diz coisas que não queria dizer.


A solução da Lady:
a Lady jamais entra em discussões sobre assuntos polémicos tais como Religião, Política e Futebol. Em assuntos polémicos que podem levar a uma discussão a Lady mantém uma postura calma e neutra, não profundando o assunto.


-Uma Lady não fala mal da vida alheia. Falar mal da vida alheia pode demonstrar mesquinhez e má índole.

A solução da Lady:
a Lady só fala de assuntos cultos e interessantes. Quando quer falar da vida de alguém fala sobre a vida de figuras importantes da História, escritores, pintores, entre outros.


Em suma, a Lady cuida da sua linguagem e usa-a a seu favor para conquistar os receptores da sua mensagem. O facto de ter escrito estes tópicos não significa que eu seja assim amiga, pelo contrário utilizo muitas vezes muito mal a minha linguagem. No entanto estas reuniões servem mesmo para aprender o que é ser uma Lady. Ah sim amiga... já se faz tarde e você precisa ir...

Marcamos então encontro para uma próxima vez, muito obrigada pela tua visita minha querida.


Beijinhos

2 comments:

  1. Olá Mafalda, gostei imenso dos conselhos e dicas que mencionas-te. É um incentivo para melhorar a minha linguagem e postura no dia-a-dia. A graciosidade de uma mulher vê-se muito pelo que ela deixa transparecer através da sua fala. A sabedoria e a prudência começa no interior e isso manifesta-se exteriormente. Então, que possamos ser treinadas e aperfeiçoadas nessa área. Continua. Beijinhos.

    ReplyDelete
  2. Adorei o seu blog. Muito bom. Parabéns! Gostaria de fazer parceria. Você adiciona o meu banner no seu blog e eu adiciono o seu banner no meu blog. Caso se interessar deixe um comentário no meu blog. É só copiar o código do banner parceria.
    www.paulofabricio.com.br

    ReplyDelete